quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Projeto: Era uma vez um lobo… mau ou bom?

Identificação:


Escola: CEIM “Sebastião Justino Furtado”
Endereço: Rua Santa Luzia, S/N, Rio Quartel, Linhares, ES.
Turma: 05 anos
Período: Maio à agosto de 2011
Professora: Clívia Ribeiro Pessotti Câmara
Pedagoga: Márcia Élida
Diretora: Rosinéia

Envolvidos:  alunos, professora, pais,funcionários da escola, Chapeuzinho Vermelho e o Lobo.         
 
Justificativa
 
A fantasia ajuda a formar a personalidade e por isso não pode faltar na educação. Histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho e Os três porquinhos são uma boa oportunidade de explorar a fantasia das crianças e incentivar o desenvolvimento de comportamentos leitores, antes mesmo de a turma aprender convencionalmente a ler e escrever.
Para fazer de cada criança um leitor, é necessário desenvolver atividades diárias em que as crianças tenham a oportunidade de ler, escrever, descobrir a função social da escrita, trocar idéias e muito mais.
 
Nos contos de fadas - gênero literário que dá ao leitor oportunidade de encontrar significado para a vida - o leitor é transportado para um mundo onde tudo é possível, essa é a magia da fantasia. Os pequenos se identificam com os heróis e experimentam diversas emoções, que criança não fica com medo ao imaginar o Lobo Mal devorando a Vovozinha? ou se alegra quando os porquinhos vencem o lobo e vivem felizes para sempre na casinha de tijolos?
Essas histórias permitem que a criança vivencie seus problemas psicológicos de modo simbólico, saindo mais feliz dessa experiência. É uma ótima oportunidade de trocar experiências, mergulhar na magia da fantasia e superar as dificuldades da vida real, além de muito contribuir para a formação de grandes leitores e escritores.
 
Sendo assim, estamos desenvolvendo o projeto “Era uma vez um lobo... mau ou bom?”, tema que foi sugerido pelas crianças devido a curiosidade delas em saber se ele é realmente mau ou não. Esta será uma ótima oportunidade de vivenciar experiências enriquecedoras sobre este maravilhoso conto de fadas, repleto de magia e realidade.
 
Objetivos
 
Geral
Estimular a formação de leitores e escritores desde a Educação Infantil.
 
Específicos
Adquirir o hábito da leitura;
Enriquecer o vocabulário;
Vivenciar problemas psicológicos de modo simbólico;
Respeitar a individualidade de cada um;
Expressar seus desejos e suas vontades;
Conhecer diferentes espécies de lobo, identificando suas características;
Identificar o lobo como um animal mamífero e carnívoro;
Descobrir que os lobos também vivem em grupos familiares (a alcatéia);
Refletir sobre os cuidados para preservar a vida dos lobos e demais animais em extinção;
Conhecer as diferentes versões da história Chapeuzinho Vermelho, identificando suas semelhanças e diferenças;
Recontar e reescrever histórias;
Descobrir a função social da escrita;
Pesquisar a receita preferida da avó de cada aluno;
Produzir um caderno de receitas de bolos doces e salgados ( receitas preferidas das avós dos alunos);
Vivenciar situações de leitura e escrita.
Em meio a tantas idéias e discussões, organizamos o nosso quadro de problematização:

Áreas de conhecimento envolvidas
 
Linguagem oral e escrita
Ampliação do vocabulário;
Escrita livre e dirigida;
Escrita com função social (cartas);
Escrita de um livro.
 
 Matemática
Agrupamento e seriação;
Noções simples de cálculo (adição e subtração);
Registro escrito de quantidades;
Cores;
 
Natureza e sociedade
Família, amigos e socialização;
Valores;
Comportamento dos personagens / dos seres humanos.
 
Artes
Manipulação de diferentes massas ( trigo, argila,etc.);
Manuseio e confecções com sucatas;
Desenhar cenas com os personagens;
Dramatizações e teatros.
 
Movimento
 
Teatro (dramatização de diversas situações reais ou imaginárias);
Brincadeira: Seu Lobo está?

Atividades a serem desenvolvidas
 
Roda de conversa (relato de desejos, vivências e experiências);
Contação de histórias, diferentes versões da história Chapeuzinho Vermelho;
Reconto de histórias;
Escrita coletiva de cartas para a Chapeuzinho e o Lobo (a professora é a escriba);
Confecção de uma boneca para a turma da Chapeuzinho e um fantoche do Lobo, que irão visitar as crianças em suas casas;
Confecção de uma fantasia da Chapeuzinho e uma de caçador, que será usada pelas crianças ao levarem os mascotes para casa;
Caderno volante acompanhado da história para ser lida pela família, que em seguida, irá escrever uma nova versão;
Passeio a uma floresta (mata), para caçar o Lobo;
Leitura de texto informativo sobre os lobos;
Receitas (bolo e doces);
Confecção de cartazes (retratando uma cena da história, mostrando as diferentes espécies de lobo e suas características, etc).
Leitura e escrita de listas (personagens);
Cruzadinhas;
Jogos e dramatizações;
Produção de um caderno de receitas (as preferidas da vovó);
Escrita coletiva de uma nova versão para produção de um livro;
Análise e reescrita da nova versão;
Ilustração do livro;
Escrita, análise e reescrita do convite para o encerramento do projeto;
Confecção do convite;
Dramatização do livro.
 
Produto final
Receber a visita da Chapeuzinho Vermelho;
Dramatização da nova versão produzida pela turma, exposição do livro e demais atividades que foram desenvolvidas.

Recursos
Livros;
CD’s, aparelho de som, DVD’s;
Papéis diversos, pincéis atômicos, canetinhas, lápis de cor, giz de cera, etc;
Tinta guache, pincéis para pintura;
Cola, tesouras, fita crepe;
Dado;

Avaliação
A avaliação ocorrerá durante o desenvolvimento das atividades, através de observações e registros, onde será analisado se os resultados estão de acordo com os objetivos traçados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário